Atendimento
Segunda a Sexta: 8h às 19h
Sábado: 8h às 12h30min

Assine nossa Newsletter

HistoriadoBanhoHistória do Banho

O banho é geralmente praticado para higiene pessoal, mas em muitos lugares do mundo inteiro também é considerado ritual de purificação religiosa ou esotérica, tratamento de saúde, convívio social, celebração entre muitos outros propósitos.Os primeiros registos históricos datam de 3000ac no antigo Egito, eles realizavam rituais sagrados na água, utilizavam óleos perfumados e os dedicavam a divindades

Em 1700 a.C. - A mais antiga banheira já descoberta, em Creta, Grécia.

500 a.C. - Os gregos usavam chuveiros e banheiras rudimentares em banhos públicos. Eles se lavavam num pedestal com um ralo.

100 d.C. Termas Romanas. - Os romanos transformam o banho diário em um grande intercambio social. Elaboraram um sistema de abastecimento de água para as cidades. Foi o apogeu dos banhos como atividade social.

537 - A queda do Império Romano, após as invasões dos bárbaros fez com que os banhos entrassem em declínio. Apenas no Império Bizantino se manteve a tradição dos banhos, que de romanos se transformaram em banhos turcos com o passar do tempo.

1000 - Porém, na Idade Média tudo mudou. As idéias religiosas, levadas ao exagero, puseram um ponto final na limpeza.
Toda essa falta de higiene acarretou terríveis epidemias como a peste que matou por volta de 200 milhões de pessoas ao longo da Idade Média.

Somente por volta dos séculos XI e XIII durante as Cruzadas que os europeus puderam redescobrir as delicias da água, no Oriente, fora dos dominios da Igreja, os banhos públicos haviam sido mantidos com seus rituais e instalações luxuosos.Assim, quando os cavaleiros voltavam para casa espalharam pela Europa novamente o ato de se banhar.

No Brasil, os portugueses chegaram a se assustar com a limpeza dos índios que mergulhavam nos rios e mar até doze vezes ao dia; perceberam que eles eram muito mais saudáveis que os da Europa,e finalmente se renderam ao hábito dos nativos brasileiros.

Fontes:New York Times  26/03/2009.